Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anna Duarte

Qui | 28.02.19

Erasmus+. A minha experiência na Lituânia.

No post de hoje venho falar um pouco da minha mais recente experiência: o Erasmus+ e de como foi importante para a minha formação e aprendizagem.

 

50840144_2259299580754964_2782415277617315840_n.jp

 

O que é o Erasmus+?

 

É o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. É um conceito que dará a mais de 4 milhões de europeus (não só estudantes) oportunidades de estudo, formação, aquisição de experiência e voluntariado no estrangeiro. 

 

Tem como principal objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, equidade e inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da União Europeia em matéria de educação e formação.

 

Atualmente, o Erasmus+ aborda questões tais como a redução do desemprego, a redução do abandono escolar, a promoção da participação dos jovens na democracia europeia, entre outros e tem apresentado excelentes resultados no que toca à concretização dessas mesmas questões.

 

Quem pode participar?

 

Podem participar no Erasmus+ diversas pessoas e organizações, embora os critérios de elegibilidade variem de ação para ação e de país para país. 

São inúmeros os países envolvidos neste programa, nomeadamente países da UE (Portugal, Áustria, França, Grécia, Itália, Lituânia, etc.) e também vários pasíses parceiros, não pertencentes à UE como por exemplo Turquia, Kosovo, Marrocos, Siria, etc.

 

Como foi a minha experiência?

 

Eu participei num projeto (o chamado Youth Exchange, Intercâmbio de Jovens) de 10 dias, na Lituânia, onde estiveram envolvidos 5 países: Portugal, Lituânia, Itália, Grécia e Holanda. Foram dias MARAVILHOSOS onde aprendi imenso sobre as outras culturas, fiz muitos amigos (que foi a melhor parte!!!) e desafiei-me a mim mesma. 

 

IMG_0603.JPG

 

O tema deste projeto centrou-se bastante no chamado stagefright, o medo de falar em público e de enfrentar o palco e a exposição perante os outros. Foi um tema que me cativou desde início, pois é algo que sempre quis desenvolver em mim, sabem?! O estar à vontade perante os outros, ter um discurso mais fluido (sobretudo em inglês, que era a língua que falávamos entre todos)... 

 

Durante os dias do projeto, fizemos vários jogos que me ajudaram a perder a "vergonha", tivemos palestras, visitas e no final, fizemos uma apresentação em público numa escola local, que resumiu tudo o que aprendemos naqueles dias. Foi SUPER GIRO!

 

IMG_0570.JPG

 

Sobre o país... bem, nem sei que dizer... sei que me apaixonei por ele assim que o avião aterrou. É tudo tão diferente de Portugal, do que estou habituada. Cada paisagem, cada casa, parecia tudo retirado de um daqueles postais de natal ou daqueles filmes que nos deixam colados à televisão. 

 

IMG_0630.jpg

 

Fiquei alojada em Trakai que é só a cidade mais fofinha de sempre! Parece mesmo tirada de um filme da Disney! Se tiverem oportunidade, visitem que não se vão arrepender. 


Deixo aqui algumas fotos para verem que não estou a mentir heheheh (é só deslizarem na setinha para a direita)

 

 

E pronto, espero que tenham gostado!! Qualquer dúvida acerca deste projeto, deixem nos comentários.